Fazer espetinhos é um bom negócio mesmo na era digital

Como estamos na era digital, é de se esperar que vejamos notícias e informações das mais diversas relacionadas a negócios digitais e oportunidades online. Por exemplo, recentemente a empresa Veek lançou um teste beta pedindo para os usuários se inscreverem para estarem habilitados a receber um veekcode. Essa proposta cativou muitas pessoas, podemos observar que a Fanpage da empresa já possui muitas perguntas e pedidos de mais informações sobre o plano da operadora de telefonia, que promete oferecer pacotes mais baratos de internet, voz e SMS para seus clientes, conforme afirma Alberto Blanco, CEO da empresa.

negocios e oportunidadesSem sair do mundo dos negócios, mas mudando o foco de atuação, estão os pequenos comerciantes e microempreendedores. A legislação brasileira facilitou a entrada (ou melhor, o ingresso) de pequenos empreendedores no mundo comercial brasileiro. Até mesmo pessoas sem muita experiência podem usufruir dos benefícios oferecidos por uma carreira de empreendedorismo. Detalhe: não apenas empreendedorismo digital, mas físico.

Por exemplo, quem sabe como fazer espetinho de carne pode começar uma carreira promissora nas vendas diretas. Isso é o que promete o curso mestre do espetinho, como consta nesse artigo referenciado. As técnicas de preparo do alimento vão desde a preparação e o tempero da carne até o momento em que a carne deve ser colocada no fogo.

Muitos detalhes precisam ser levados em consideração quando o churrasqueiro vai colocar a carne no fogo. Os espetinhos de churrasco são um pouco diferentes do churrasco gaúcho tradicional, que costuma colocar grandes pedaços de carne fresca no fogo. Todos sabem que os gaúchos são especialistas na arte do churrasco, mas não somente os sulistas podem montar um negócio no ramo culinário. Teoricamente, qualquer pessoa com um mínimo de capacitação está habilitada para ingressar no mercado de trabalho, não importando se já tem alguma experiência com empreendedorismo ou não.

Os primeiros comerciantes do Brasil tiveram que enfrentar uma dura realidade na época da industrialização, pois as empresas estrangeiras sempre tinham um diferencial competitivo em relação às empresas nacionais. Isso hoje, no século XXI, pode ser observado nos ramos de alta tecnologia, que exigem bastante know-how. Porém nos setores não tecnológicos, em especial o setor de vendas diretas ao consumidor final, os comerciantes brasileiros possuem vantagens em relação aos imigrantes, que muitas vezes sofrem racismo, como foi constatado pela BBC em 2015. Algumas pessoas não estão dispostas a comprar produtos (ainda mais quando os produtos são do ramo alimentício) de pessoas de fora do país, por suspeita ou preconceito.

Ademais, qualquer negociação feita com brasileiros fica facilitada quando ambos dominam bem as expressões idiomáticas da língua. Um comerciante de sucesso é aquele que consegue estar apto para compreender exatamente o desejo do cliente, sem precisar fazê-lo esperar.

De qualquer forma, espera-se que o Brasil evolua, tanto no ramo de telecomunicações, como no ramo alimentício (em especial nos produtos à base de carne, como os espetinhos). Apesar de parecerem não conectados diretamente, essas duas frentes de trabalho trazem distintas oportunidades para o trabalhador brasileiro. De um lado na revenda de chips, e de outro lado na revenda de carne (que possui um trabalho e preparo atrelados ao negócio: pode-se considerar que o produto é trabalhado pelo comerciante).

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